
Volta a Caxias do Sul um dos grupos de teatro mais revolucionários nascido em solo gaúcho, fundado em 1978.
Trata-se da galera da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, com uma trajetória reconhecida com a Ordem do Mérito Cultural (2015), o Prêmio Milu Vilela/Itaú Cultural 35 anos (2022) e o Prêmio Shell (2025).
Pois bem, feito o ensejo, agora te conto que a Tribo de Atuadores volta a cidade por meio do projeto Arte no Moinho, idealizado pelo Grupo Ueba Produtos Notáveis.
Juntos, atuadores e uebas, cada um com seus espetáculos, vão entrar em cena neste sábado (31/05) e domingo (1º/06), no Moinho da Cascata (Rua Henrique Riboldi, 69 - bairro Mal. Floriano - Caxias do Sul).
As apresentações são gratuitas.
Agende-se

"As Aventuras do Fusca à Vela", do Grupo Ueba
- Sinopse: A peça, que completa 10 anos em cartaz no repertório do Ueba, traz a narrativa de um jovem que encontra em um ferro velho uma figura muito interessante, um senhor que diz ser o sobrevivente do Pequod, o legendário navio baleeiro que tentou caçar Moby Dick. Ele acaba embarcando na imaginação do capitão e parte, junto com o público, a navegar em águas tempestuosas atrás da baleia. No enredo, o Fusca, em sua transformação, deixa de ser um simples veículo terrestre e se transforma em um barco à vela, ou mais especificamente, um "fusca à vela", tripulado por piratas.
- Sábado (31/05), às 16h
- Entrada franca
- Classificação livre

"M.E.D.E.I.A", da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
- Sinopse: Solo da atuadora Tânia Farias, estreado em 2022, a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz retoma a personagem protagonista do seu espetáculo Medeia Vozes. A encenação traz para a cena uma versão antiga e pouco conhecida do mito, trazendo uma mulher que não cometeu nenhum dos crimes de que Eurípides a acusa. O mito é questionado e ressignificado de maneira original, para analisar o fundamento das ordens de poder e como estas se mantêm ou se destroem.
- Domingo (1º/06), às 18h
- Entrada franca, por ordem de chegada
- Classificação a partir de 14 anos