
Dias quentes pedem roupas mais fresquinhas - e, claro, mais pele à mostra. Não à toa, é a estação do ano em que mais se investe na depilação. Mas, por conta do calor e da umidade, é preciso redobrar os cuidados para não ficar com manchas ou até pequenos machucados pelo corpo.
Para ajudar você a evitar os problemas típicos da depilação no verão, conversamos com as dermatologistas Márcia Donadussi e Juliana Boza, que esclarecem as cinco dúvidas mais comuns sobre as técnicas na temporada. Confira:
Há contraindicações para a depilação a laser">
- Evite atrito no bumbum: na hora de sentar na cadeira de praia, por exemplo, coloque uma canga seca para amenizar a superfície.
- Use roupas mais frescas, de algodão, principalmente em escritórios em que as cadeiras são de couro.
- Depile essas áreas com lâmina. Sem remover o pelo por completo, fica mais fácil manter o caminho para que saia com facilidade da pele.
- Não esqueça de esfoliar a pele do corpo todo com regularidade.
Existe um método depilatório "mais indicado" para o verão?
Cada um tem seu método preferido na hora de se depilar. No geral, o mais indicado - por traumatizar menos a pele e ter a maior duração possível - é o laser. Se a pessoa tem uma grande tendência a ter pelos encravados, é melhor optar pela lâmina. Mas, caso você tenha tido alergia ao raspar os fios, é recomendado apostar na cera. O importante, para Márcia, é sempre manter a pele hidratada e fazer esfoliações periódicas (uma vez na semana).
— Os pelos têm uma função de proteção da pele e, por isso, teoricamente, os métodos que causam menos trauma são os com menor potencial de causar complicações. Se ocorrer algum tipo de reação indesejada, procure um dermatologista caso o problema persista — conclui Juliana.