
A estação do ano muda nosso humor e nossos hábitos alimentares. É muito comum ver um comportamento padrão quando as temperaturas começam a cair: a atividade física fica um pouco de lado e não tem mais tanta prioridade na sua rotina, aquela saladinha refrescante também já não aparece tanto nas refeições e, quando você vê, chegou o verão de novo e uns quilinhos a mais apareceram na balança.
Em contrapartida, seu metabolismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido, o que pode parecer uma vantagem para quem busca emagrecer. Será que funciona?
Temperatura externa e do corpo
A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC. Com o clima mais gelado, nosso organismo sente a necessidade de nos manter aquecidos, e isso ocorre através de um processo chamado termogênese.
No inverno, a temperatura exterior é muito mais baixa do que a do corpo, fazendo com que ele precise gerar mais energia para manter-se aquecido.
Isso significa que, ao final do dia, você terá gasto mais calorias do que no verão, por exemplo. O que quer dizer maior dificuldade de engordar, considerando que seu hábito alimentar continue o mesmo.
Se você come a mesma coisa, mas seu corpo está gastando mais calorias, a tendência é emagrecer e não engordar, certo?
Na prática, será que funciona?
Você deve estar se perguntando: se o inverno favorece o emagrecimento, já que gastamos mais calorias, por que as pessoas engordam">
- aveia
- pimenta vermelha
- mostarda
- gengibre
- vinagre de maçã
- acelga
- aspargos
- couve
- vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve)
- laranja
- kiwi
- abacaxi
- cafeína
- guaraná
- canela
- chá verde
- chá de hibuscus
- água gelada
- linhaça
- gordura de coco
- cacau
- derivados que contenham ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova)
- ácido linolêico conjugado (encontrado na carne bovina e em alguns laticínios).
Como aplicar
A pimenta, a mostarda e o gengibre podem entrar nas suas preparações mais básicas, como sopas, arroz, carnes e muffins. Já a canela, o cacau e o guaraná em pó podem estar em um mingau (combinado com a aveia, dá aquela turbinada), em bolinhos saudáveis, muffins e panquecas.
Os chás podem ser misturados com sucos, formando os suchás. Uma boa combinação é misturar meia xícara do verde com a mesma medida do de abacaxi, acrescentar canela e gengibre e partir para o abraço.
O universo saudável é enorme. Fazendo boas substituições, dá para preparar até um delicioso chocolate quente saudável. No lugar do leite animal, use o de aveia, que vai deixar a bebida cremosa e deliciosa. No lugar do achocolatado, aposte em cacau em pó e açúcar de coco.
Paula Mar Pinto é nutricionista clínica por formação, mas se considera uma "facilitadora de experiências saudáveis". Depois de muito brigar com a balança, resolveu se aliar a ela. É autora do projeto E Agora, Nutrinha?.