
Além de Porto Alegre, que afinal é a Capital, somente mais uma cidade gaúcha aparece no ranking das 10 com mais lançamentos de imóveis de luxo e super luxo em 2024 na Região Sul. É Torres, no Litoral Norte, que teve 317 registros, o mesmo do que Itajaí, cidade catarinense com forte movimentação econômica pelo porto.
Aliás, Santa Catarina ocupa sete das 10 posições da lista feita pela Brain Inteligência Estratégica. A líder não surpreende: Balneário Camboriú, onde as construtoras estão competindo para qual ergue imóveis mais caros.
O segmento de luxo pega imóveis de R$ 2 milhões a R$ 4 milhões. Já o de super luxo contempla todos acima deste preço. Este mercado se destacou no ano ado, representando 10% dos lançamentos no Sul, acima do ano anterior. É um segmento que sente menos o impacto do juro alto, porque não demanda tanto financiamentos.
— E ainda, 47% de todo Valor Geral Lançado (VGL) está nestes padrões de imóveis — acrescentou o CEO da Brain, Fábio Tadeu Araújo, ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha.
- Balneário Camboriú (SC): 1.145 unidades
- Itapema (SC): 1.044
- Curitiba (PR): 534
- Porto Belo (SC): 407
- Balneário Piçarras (SC): 363
- Porto Alegre (RS): 360
- Itajaí (SC): 317
- Torres (RS): 317
- Bombinhas (SC): 244
- Florianópolis (SC): 230
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: fábrica de aviões, 1º Nacional fechado e indústria que contratará deportados dos EUA
É mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra ([email protected])
Com Isadora Terra ([email protected]) e Diogo Duarte ([email protected])
Leia aqui outras notícias da coluna